Se você quiser descobrir o quanto seu gato gosta de você, tome nota destes sinais que indicam que você não é indiferente para o seu gato e que revelam que ele o adora.
Ronronar e amassar pãozinho
Ronronar é o som que os gatos usam para expressar carinho aos seus donos. Costumam ter um longo alcance e ser bastante graves.
Segundo investigações, quando os gatos ronronam, diminuem seu ritmo cardíaco, o que os deixa mais relaxados.
Quando os gatos ronronam, também demonstram alegria e é uma forma de dizer que se sentem felizes e seguros com seu dono.
Com certeza você costuma sentir esses sons quando o gato deita no seu colo ou quando você faz carinho nele. Para eles, esse momento é para relaxar e desfrutar.
Ronronar costuma ser acompanhado por outra forma de expressar carinho chamado de “amassar pãozinho”, que é quando os gatos sentam sobre suas pernas e começam a fazer massagens com suas patas.
Quando os felinos fazem esse movimento, você irá observar também que, além de ronronar e fechar um pouco os olhos, costumam expor suas unhas afiadas.
Mas isso não é uma demonstração de agressividade, mas uma forma de expressar todo o carinho que o seu bichinho de estimação sente por você. De fato, o movimento das patas é tão sutil que você nem chega a perceber as unhas do animal.
Tem-se discutido muito sobre a origem do “amassar pãozinho“ dos gatos, pois este movimento começa desde seus primeiros dias de vida.
Quando são amamentados por sua mãe, os filhotes mexem suas patinhas por instinto, pressionando as mamas da mãe para poder obter a maior quantidade de leite possível.
Com o passar do tempo, voltam a repetir essa lembrança agradável toda vez que se sentem felizes.
Tocar a cabeça e lamber
Se uma pessoa batesse sua cabeça contra você para lhe demonstrar afeto, com certeza você ficaria surpreso ou na defensiva.
Porém, nos felinos, tocar a cabeça contra você é sinal de carinho, pois ao fazer isso liberam seus feromônios faciais, demonstrando confiança e segurança.
Com certeza eles irão combinar os toques de cabeça com lambidas ou pequenas mordidinhas. Se esse for o caso, fique feliz, pois seu gato está expressando que você já faz parte de seu círculo de amizades.
Rabo para cima
O rabo de um gato diz muito. Quando fica arrepiado é sinal de que seu felino está assustado, mas quando a ponta do rabo está curvada, significa que ele se sente feliz.
Em geral, podemos notar o rabo nessa posição quando os gatos estão perto dos donos.
Barriga para cima
Você já notou alguma vez que os gatos rolam no chão? Se o seu gato fizer esse tipo de movimento, é porque quer chamar sua atenção.
Os felinos só expõem a barriga para aquelas pessoas em quem confiam, portanto, se você for uma dessas pessoas, desfrute do momento, pois seu bichinho de estimação se sente amado e protegido.
Hora da soneca
Como é sabido, os gatos dormem a maior parte do dia e costumam procurar lugares quentes para dormir. Por isso, não é estranho se o felino pular sobre seu colo durante a soneca ou à noite.
Você deveria se sentir honrado, já que quando os gatos dormem, ficam mais vulneráveis, e ele escolheu você como sua proteção.
Um presente muito especial
Talvez, em mais de uma ocasião, você tenha observado o comportamento de um gato quando vê uma ave, um roedor ou um inseto. Suas pupilas dilatam, pode emitir alguns sons e fica em posição de ataque.
O instinto caçador faz com que o felino queira caçar a presa e brincar com ela até matá-la. Mas não acaba por aí, já que logo depois irá levá-la até seu dono para compartilhar seu troféu.
Por isso não se assuste se, da próxima vez que você quiser assistir um filme em seu sofá preferido, encontre uma ave ou um inseto morto, já que foi o seu gato querendo demonstrar a você generosidade e amizade.
Fonte: https://meusanimais.com.br