Origem: Espanha. Cão originário da ilha de Tenerife (Espanha), segundo a história, saiu da região em um navio mercante, foi para a França e um exemplar foi presenteado à rainha desse país. Então o Tenerife passou a ser chamado de Bichon, por causa da aparência de seu pêlo.
Porte: Pequeno
Características: É fácil conviver com a raça que é considerada charmosa, vivaz, alegre, gentil e inteligente. São também muito brincalhões e afetivos, além de fáceis de serem treinados, e não são agressivos. Essas qualidades fazem do Bichon uma excelente companhia para crianças e para outros
cachorros. No entanto, é preciso um pouco de cuidado com crianças muito pequenas, pois eles tendem a reagir quando muito importunados. Como a maioria das raças pequenas, adaptam-se muito bem a apartamentos, mas necessitam de algum exercício, que não deve ultrapassar os 15 minutos diários. Uma queixa comum de donos que possuem um Bichon e trabalham fora o dia todo: normalmente, eles recebem reclamações dos vizinhos por excesso de barulho ou encontram a casa toda desarrumada ou com móveis roídos quando voltam no final do dia. Marise diz que os Bichons parecem ter uma noção de limpeza e auto-estima muito grande. Muitos donos afirmam que seus cachorros parecem orgulhosos depois de penteados e tosados no corte típico da raça. Também costuma ser muito fácil treiná-los para fazer xixi e cocô no lugar certo. O Bichon Frisé é uma boa companhia para longos passeios ou até para corridas curtas. Caso eles façam exercícios diários, tornam-se bastante ativos dentro de casa.