Origem: Inglaterra. Cão pastor de origem, o Border Collie foi desenvolvido na Grã-Bretanha por fazendeiros da acidentada região da fronteira entre a Escócia e Inglaterra no começo do século 19. No Brasil, as primeiras importações ocorreram por volta de 1914, mas antes já havia exemplares nas fazendas de ovelhas do interior do País.
Porte: Médio
Características: Os aficionados pelo Border Collie garantem que ele aprende facilmente, e as autoridades no assunto o consideram o cão mais inteligente do mundo, apesar de sua aparência exótica, que passa a imagem de um vira-lata para quem desconhece o tipo físico da raça. Por conta da sua habilidade como cão de pastoreio, ele trabalha silenciosamente, mas é bom companheiro, super-atleta e, numa corrida, vence uma distância muito grande em pouco tempo. Apesar de ser uma raça muito nova e pouco conhecida no Brasil, este cãozinho de médio porte, de pelagem moderadamente longa, lisa e aceitável em todas as cores, tem conquistado muita gente por ser um animal alerta, tranqüilo e responsável, jamais nervoso ou agressivo. Além disso, é rápido em seu aprendizado, bom companheiro e
convive muito bem com outros cães, mas possui baixa eficiência na guarda. Precisa de exercícios periódicos. O Border Collie é um cão leal, elegante, sensível e reservado com estranhos. Ele adora ficar ao ar livre e em locais espaçosos, onde possa correr e brincar. Quando trancado em um apartamento, sente-se triste e solitário. Só não deve ser deixado sozinho com crianças, pois ele as confunde com animais e fica cuidando delas o dia todo. Às vezes, pode até chegar a mordê-las com o intuito de carregá-las para algum lugar. As mordidas não machucam, mas assustam as crianças. Com os donos, o Border Collie é muito carinhoso e gentil. Quanto à higiene do cão, é um animal limpo, que não exige cuidados especiais. São muito resistentes a doenças.