Origem: Inglaterra. O Cocker é o mais antigo cão dos Spaniels Ingleses, conhecidos desde o século 14 e que geraram sete raças distintas, entre elas o Cocker Spaniel Inglês, que surgiu por volta de 1800. Nessa época, a cada ninhada, os cães menores, chamados de Cocker, eram separados dos maiores, chamados de Springers. Com essa seleção genética, as raças se separaram até o padrão ser definido, entre 1870 e 1880.
Porte: Médio
Características: Excelente cão de caça no passado, o Cocker SpanielInglês é atualmente um ótimo cão de companhia para quem gosta de passear com cães. Muito agitado, o Cocker Spaniel Inglês adora brincar com as crianças e pode ficar horas correndo pelo jardim, simulando uma caça às aves que aparecem pelas redondezas. O Cocker Spaniel Inglês late muito e não é adequado para pequenos casas ou apartamentos, pois destrói tudo o que vê pela frente. Além de companheiro, o Cocker também é um
ótimo cão de alerta. Gastando toda essa energia, o Cocker Spaniel não podia ter outro apetite: o de um glutão. É importante controlar sua alimentação. Se não praticar exercícios, pode ficar obeso”, diz Ana. A gula desse pequeno cão é tanta que, em posse de algum osso, pode ser até agressivo com aqueles que invadem seu território. Com orelhas caídas e longas, o Cocker Inglês, como o americano, tem grande tendência a desenvolver otites. Para evitá-las, deve-se enxugar muito bem as orelhas do cão depois do banho.