Origem: Não se pode ao certo, como em muitas outras raças, afirmar a origem do Cristado Chinês. Cães muito parecidos são encontrados no Peru, no México e na China. O nome atual se dá pelos tufos de pêlo na cabeça, que lembram os rabos de cavalo, muito usados entre as chinesas.
Porte: Pequeno
Características: Excelente companheiro, o Cristado Chinês adora pessoas e é extrovertido. É esperto e alerta, aprende com facilidade e dá alarme quando alguém se aproxima, seja dia ou noite. De uma mesma ninhada de Chinese Crested Dog, como este cão também é conhecido no Brasil, nascem filhotes
pelados ou peludos ou com algum pêlo. Desses últimos, uns têm apenas pêlos na cabeça, nos pés, na extremidade da cauda e, eventualmente, um pouco no dorso, enquanto os outros são totalmente cobertos e têm aparência diferente entre si. Esses são chamados em inglês de Powder Puff (Pompom)
e podem ter pelagens de comprimento variado, de textura macia, sedosa e quase lisa, com subpêlo curto e sedoso ou pêlos finos e longos acima do subpêlo. Ambos, pelado e peludo, são fundamentais para uma criação bemsucedida, para garantir o equilíbrio da raça. Em geral, o pelado tem dentes esparsos, muitas vezes sem os pré-molares, e o peludo os tem completos. O cruzamento entre ambos é indispensável, não apenas para garantir a dentição, mas para evitar a presença de um gene que provoca a morte dos
filhotes pelados, apesar de normalmente muito resistentes. Este cão é saudável, rústico e procria facilmente. Mas convém ficar atento, pois nos primeiros dias de vida os peludos competem mais para mamar. Cruzando pelado com pelado ou pelado com peludo nascem filhotes de ambas as variedades. Cruzando-se só peludos nascem apenas peludos.