Mesma origem, funções diferentes
Os cães das raças Shih Tzu e Lhasa Apso são originários do Tibet, localizado no continente asiático. A região conhecida por seus monges, belas paisagens e por ser um dos principais destinos espirituais, também é a criadora de duas das raças mais populares no Brasil e no mundo.
Apesar de fisicamente muito parecidos, os cães das raças Shih Tzu e Lhasa Apso foram criados para funções distintas. Enquanto o Shih Tzu é um cão ideal para companhia, o Lhasa Apso surgiu com características de guarda. Apesar de muito dóceis, os cães Lhasa Apso são mais atentos e alertas para a chegada de estranhos.
Fisicamente, possuem pelos longos, porte pequeno com algumas variações de tamanho e são braquicefálicos, condição caracterizada fisicamente pelo focinho achatado e os olhos saltados, resultando em dificuldades respiratórias e no controle de temperatura.
Características físicas do lhasa e do Shih Tzu
O tamanho do Shih Tzu varia entre 25 e 27 centímetros, enquanto seu peso oscila de 4 a 8kg. Já o Lhasa Apso pode ser um pouco maior e mais pesado. As duas raças possuem porte pequeno e são as eleitas de muitos brasileiros para viver em apartamentos e casas com metragem reduzida.
Tanto o tamanho quanto a pelagem diferenciam de forma sutil os cães das raças Lhasa Apso e Shih Tzu branco e bicolor. Ambos possuem pelagem longa, porém Shih Tzu tem pelos finos, enquanto a pelagem do Lhasa Apso é mais grossa e áspera.
Apesar de existir Shih Tzu branco ou preto, a pelagem unicolor é mais comum no Lhasa Apso. Normalmente, os cães da raça Shih Tzu são bicolores com variações em branco, preto, marrom e avermelhado.
Fonte: https://www.petlove.com.br