Você certamente já percebeu que o seu cachorro é o que mais fica feliz quando você chega em casa, provavelmente você já notou que se ele não puder te receber do jeitinho dele, ele vai ficar muito agitado e chegar a chorar.
Eles vão dar bom dia na cama, e ficam extremamente felizes quando o dono aparece em casa, você já deve ter visto a reação de um cão ao reencontrar o dono depois de uma longa viagem, por exemplo, mas para o cão esse reencontro, mesmo que por poucas horas de distância, é muito importante. Entenda a razão.
A inteligência emocional dos cães equivale a de crianças de 2 anos
Os cães assim como crianças, sentem medo, alegria, curiosidade, tristeza, mas não entendem e questionam tais sentimentos, eles apenas vivem isso. E por serem ligados aos donos, vivem essas emoções sem se questionar os motivos de você ter passado o dia todo fora de casa, e ter deixado ele.
O cão apenas sente a saudade do dono, e quando o dono retorna, assim como uma criança que passou um tempo sem ver a mãe, ele faz festa por estar de novo com quem ele tanto gosta.
Sim, os cães se sentem felizes ao ver os donos, pois criam uma ligação afetiva com ele, e ao rever alguém que gostamos nós nos alegramos, assim como acontece com eles. A diferença é que eles não reagem de forma contida, apenas expõem a felicidade que estão sentindo.
Cães e donos estabelecem amor de pais e filhos
A ligação afetiva entre humanos e seus cães é muito forte. A ocitocina é um hormônio responsável por vínculos sociais e reconhecimento, esse hormônio é liberado nos cães e nos humanos quando estão juntos e fazem os dois se sentirem bem na companhia um do outro.
O cão entende que o dono é parte da família e estabelece uma relação de confiança com seu humano. O cão não confia em qualquer humano, mas se sente bem ao ver seu dono e tende a procura-lo quando quer algo ou tem algum problema, porque entende que seu dono pode ajuda-lo de uma forma que outros cães não podem.
Reconhecimento
Por meio dos cheiros os cães reconhecem seus donos, isso não é novidade. O que acontece é que pelo cheiro eles vão saber diferenciar, cães de humanos, entender quem é seu dono e pelo cheiro vão reconhecer os humanos que eles gostam.
Cheirando e lambendo, além de demonstrar afeto, os cães também conseguem saber com quem você esteve enquanto estava fora, e poderá saber quem é caso ele conheça a pessoa, saberá por onde você andou e até mesmo o que você comeu.
Responda a recepção do seu cão
Preste atenção ao seu cão quando ele vir te recepcionar, sua resposta é importante para a saúde emocional do seu amiguinho. Ele está querendo dizer “Eu gosto de você e não estou bravo por ter me deixado”. Quando você fala com alguém certamente vai querer atenção, não é diferente com eles. Permita que seu cão te lamba, deixe que ele reaja a sua presença da forma dele e demonstre que também está feliz em vê-lo.
Mesmo cansado depois de um dia difícil de trabalho, não esqueça que seu cão é como um filho, ele confia em você e de fato o ama, então responda ao carinho dele até que ele ache que a recepção pode acabar.
Assim como o passeio e as brincadeiras, a recepção é um dos momentos de fortalecimento do vínculo tão especial que você criou com seu cão. E ele precisa disso para continuar um cão feliz e tranquilo.
Fonte: webcachorros.com.br