A chegada de um filhote em casa é sempre um momento incrível! Mas, junto com toda a alegria, vem o momento do filhote chorando durante a noite… Quando isso acontece, temos que pensar no maior motivo: até pouco tempo, o cãozinho estava ao lado da mãe e de seus irmãos. Por ser um bebê, sente muita falta disso, estranha o ambiente novo e demora um pouco até se acostumar com a nova família.
Mas, nesse momento de adaptação, algumas dicas podem ajudar a deixar a transição muito mais tranquila e com menos choros.
Depois de quanto tempo podemos separar o filhote da mãe?
Esse é o primeiro ponto para que não haja nenhum sofrimento na chegada do seu novo companheiro. O ideal é que essa separação aconteça apenas depois de 49 dias, quando o desmame pode ser realizado. Antes disso, é extremamente importante que continue com a mãe e os irmãos. Nesse momento, aprenderá a brincar, os limites de cada brincadeira e a ficar um pouco afastado da mãe.
A separação deve ser sempre feita aos poucos. Primeiro, o filhote se afasta da mãe. Depois, torna-se mais independente dos irmãos. Por último, pode realmente ser levado para longe, mas ainda deverá ser mantido em ambientes quentinhos e bastante aconchegantes, para que não se sinta sozinho.
E se adotar meu filhote e não souber quanto tempo tem?
Nessa situação, o cuidado deve ser redobrado. Sem saber exatamente quantos dias tem ou a que momento foi separado dos irmãos, o choro provavelmente durará um tempo maior e serão necessárias algumas brincadeiras que ensinem a forma certa de interagir e os limites.
O ambiente deverá ser bastante tranquilo, com uma cama aconchegante, bem quentinha, de forma que ele sinta como se a mãe ainda estivesse perto.
Agora, um filhote chorando durante a noite. O que fazer?
1. Não ceda quando ouvir o filhote chorando. Se, a cada vez que ele começar a chorar, você for perto, pegar no colo, der carinho, o sentimento será que ele é recompensado a cada vez que fizer isso. Então,a frequência e altura dos choros tende a aumentar, sempre que quiser que você se aproxime. Embora seja bastante difícil, nesse momento precisamos deixar o filhote chorando durante a noite sem interferir. Dessa forma, ele acostumará a ficar sozinho, sem ter afagos e carinho a cada vez que chorar.
2. É extremamente importa também que, se você não quiser que seu cãozinho durma na sua cama, não o coloque lá todas as vezes que começar a chorar. Se fizer isso, o comportamento será incentivado e aprendido, o que tornará bastante difícil de desacostumar com a sua companhia e mostrar que dormir sozinho na própria caminha também é confortável.
3. Para ajudar seu filhote a dormir a noite inteira, deixe-o bastante cansado durante o dia. Brinque bastante, corra, mostre vários brinquedos diferentes e interessantes. Evite que ele tire vários cochilos. Ao fazer isso, ele estará cansado no final do dia e dormirá por muitas mais horas seguidas.
Com essas dicas bastante simples, você se preocupará muito menos com filhote chorando durante a noite e terá muitos momentos felizes dessa fase tão especial!
Fonte: https://www.petlove.com.br/dicas/filhote-chorando-durante-noite-o-que-fazer (Adaptado pela equipe da Pet Farma)