Origem: Irlanda. A raça cativou os romanos do século 4 por sua presença e tamanho. Acredita-se que este cão tenha sido levado para a Irlanda pelos celtas. Nos séculos 15 e 16 era usado na caça de lobos. Foi usado também para caçar javalis, cervos e alces. Aparentemente, o mais rápido Deerhound e o mais pesado Dogue Alemão contribuíram para a criação do Irish. Aliás, segundo especialistas, sua história segue paralela à do Deerhound.
Porte: Gigante
Características: Maior cão do mundo, o Irish Wolfhound mede cerca de 86 cm de altura, o que lhe dá um aspecto imponente, ressaltado pela cabeça comprida e alta, focinho comprido e levemente pontiagudo. O peito é profundo, o tórax, largo, e o dorso, longilíneo. Seu peso varia entre 40 kg e 55 kg, seu corpo é musculoso e volumoso e a pelagem, espessa, é encontrada nas cores cinza, tigrado, preto, branco e outras cores escuras lisas. Amável quando quer e feroz quando provocado, assim é o Irish
Wolfhound. O maior cão do mundo necessita de muito espaço para esticar seu membros longos. Assim como o Dogue Alemão é o cão símbolo da Alemanha, o Irish Wolfhound é o cão nacional da Irlanda. Os dois disputam a posição de “o maior cachorro do planeta”. Os Wolfhounds são tão fortes que, com a chegada delas na Irlanda, os Mastifes e ou Bulldogues, até então os maiores cães do páis, não tinham a menor chance quando enfrentavam esses gigantes caninos.