Origem: Inglaterra. Esta raça foi desenvolvida por capricho do reverendo Jack Russell, um amante dos esportes caninos, desejoso de possuir um Terrier especial, com tamanho adaptado à sua caça predileta: a raposa. Mas não poderia ser um cachorro muito pequeno, pois teria de acompanhar os outros cães nas caçadas. Assim, o ideal seria um cão menor, de patas curtas. Desconhece-se a base dos cruzamentos que levaram à criação do Jack Russell Terrier, mas se supõe que houve a participação do Bull Terrier e do Beagle em conjunto com outros Terriers.
Porte: Pequeno
Características: Espécie de Terrier pequeno, elegante, esperto, bem equilibrado e conformado, o Jack Russell Terrier possui três tipos de pelagens: partida, dura e curta. Todas elas com predominância da cor
branca com manchas tricolores, marrons ou pretas. Ele é encontrado em dois tamanhos: de 23 cm a 30 cm; e de 30 cm a 38 cm, com peso variando entre 5 kg e 8 kg. Aconselha-se a cortar o rabo, deixando cerca de 10 cm no cão adulto. As orelhas são dobradas em forma de “V”. O focinho é comprido e pontiagudo.