Origem: Irlanda do Norte. Originários das montanhas de Kerry, na Irlanda, eram conhecidos pelos nativos da região – com os quais conviveram por várias gerações – como cães duros e habilidosos. Eram excelentes guardas para as suas casas, crianças e animais ou, ainda, utilizados para exterminar ratos na terra ou na água.
Porte: Médio
Características: Cão barba azul de origem, o Kerry mantém sua conformação forte e bem equilibrada, conferindo-lhe movimentos fluidos. Sua principal característica é a cabeça quadrada. Possui pelagem espessa e formada por pêlos eriçados e sedosos de uma cor azul chamativa. Sua altura varia entre 44 cm e 51 cm, e seu peso fica entre 15 kg e 18 kg. Atualmente, o Kerry participa de exposições e possui muitos aficionados que cuidam de preservar seus instintos e habilidades. Trata-se de um Terrier típico em
termos de comportamento, muito apreciado em todo o mundo como grande caçador e guardião.
O Kerry Blue ficou séculos recluso na região de Kerry, no sudoeste da Irlanda, e só passou a ser conhecido após os anos 20, quando os primeiros exemplares desta raça foram levados para os Estados Unidos.