Origem: Estados Unidos. O Pit Bull tem como ancestral os antigos Buldogues que, apesar de fortes, não tinham a agilidade necessária para a rinhas que participavam. A solução encontrada pelos criadores foi cruzar esses cães com Terriers, conhecidos por sua agilidade, bravura e determinação. Desse cruzamento saiu, entre outros, o Staffordshire Bull Terrier que, posteriormente, foi levado para os Estados Unidos. Na América do Norte, o Staffordshire Bull Terrier passou por novos cruzamentos que deram origem ao American Staffordshire Terrier e o American Pit Bull Terrier.
Porte: Médio
Características: O American Pit Bull Terrier ou simplesmente Pit Bull é devotado ao dono e a seus familiares. Porém, o convívio com outros cães, até mesmo entre os da própria raça, varia conforme a linhagens. Não se deve deixar um Pit Bull com outro, mesmo que seja um casal. Até mãe e filhobrigam desde pequenos. Há quem diga que Pit Bulls de sexos opostos, criados juntos, consigam viver no mesmo espaço. O peso de um Pit Bull varia de 13 kg a 27 kg, e sua altura fica entre 40 cm e 55 cm. Este cão é
considerado um verdadeiro atleta e deve fazer exercícios diariamente por pelo menos meia hora. O American Staffordshire Terrier e o American Pit Bull Terrier são o mesmo cão e, por isso, são bastante confundidos entre si. O ancestral de ambos é o Staffordshire Bull Terrier, até hoje criado na Inglaterra, a partir de um trabalho feito por ingleses no início do século passado. Eles queriam um supercão para enfrentar touros, uma briga comum na época. Criadores voltados para o temperamento de lutador destes cães, obtiveram o seu reconhecimento com o nome de American Pit Bull Terrier em 1898, pelo United Kennel Club.