Existem muitas plantas tóxicas que podem irritar ou intoxicar nossos cães. Por isso, é fundamental conhecê-las, saber os sintomas que podem provocar e o que podemos fazer em caso de intoxicação.
Eduque seu animal para que evite as plantas tóxicas
Quando ouvimos falar desse assunto, certamente a primeira coisa que passa em nossa mente é jogar fora todas as plantas que temos em casa. Mas essa seria uma solução temporária, já que nosso bicho de estimação poderia comer uma delas na rua ou na casa de algum de nossos amigos.
Por isso a solução é educar nossos animais de estimação para só se aproximarem quando deixarmos.
Devemos ensinar a eles que, quando falamos NÃO, é porque não podem se aproximar de algum lugar ou tocar em alguma coisa. Se vir que ele resiste, ou ainda é um filhote para o qual custa obedecer ordens, pode untar na planta algum produto amargo, mas que não seja tóxico nem para o vegetal e nem para o seu cão.
No entanto, por mais que nos esforcemos em educar nosso cão, ainda assim podem existir fatores que os levem a comer plantas. Por exemplo:
– Alta temperatura e falta de água. Quando o dia está muito quente ou a água do animal está quente ou acabou, é muito provável que ele procure uma planta de talo macio para aplacar a sede. Para evitar isso, certifique-se de sempre proporcionar-lhe água limpa e fresca para beber, mantendo sua vasilha de água sempre cheia.
– Tédio. Quando um cachorro passa muito tempo sozinho em casa, precisa fazer alguma coisa para passar o tempo. Nessas horas, ele começa a mastigar tudo o que vê pela frente, inclusive as plantas.
– Mudança. Se você mudou para uma nova casa recentemente, o animal vai querer investigar tudo, inclusive as plantas.
– Falta de espaço em casa. Quando o animal não tem espaço suficiente para viver, o mais comum é que fique agressivo e destruidor, mordendo tudo ao seu redor. Certifique-se de que o cão tenha disponível o espaço necessário para se movimentar e sentir que tem seu próprio lugar em casa.
Quais plantas tóxicas posso encontrar
Entre as plantas tóxicas, podemos encontrar uma ampla variedade de espécies que podem causar sérios problemas ao nosso bicho de estimação.
Esta é a lista que temos para você:
– Azevinho
– Oleandro
– Amarílis
– Caládio
– Ciclame
– Clívia
– Costela-de-Adão
– Cróton
– Comigo-ninguém-pode
– Espatifilo
– Flor de Páscoa
– Hera
– Hortênsia
– Ipomeia
– Jacinto
– Lírio
– Maconha
– Visco
– Narciso
– Tulipa
Essas são apenas algumas das plantas tóxicas para nossos pets, mas pode haver muitas outras. Procure o seu veterinário e peça que forneça uma lista das mais comuns em sua região.
O que faço se meu cão parece intoxicado
A intoxicação nem sempre se apresenta de forma evidente, já que os sintomas incluem problemas digestivos, nervosos ou hematológicos.
O primeiro passo é estarmos seguros de quais plantas temos em casa. Em caso de intoxicação, poderemos identificar a causa mais rapidamente e iniciar o tratamento.
O melhor que podemos fazer é levar o bichinho ao veterinário assim que notarmos algum sinal estranho. No entanto, nem sempre é fácil diagnosticar e determinar a dosagem da medicação, já que é difícil assegurar qual a quantidade ingerida.
Entretanto, estes casos envolvem tratamentos simples e de rotina. Se você agir rapidamente, não há o que temer.
Fonte: https://meusanimais.com.br