Motoristas que desobedecerem as normas podem levar multa e até 3 pontos na carteira
É muito comum ver os cães com a cabecinha para fora da janela do carro. Embora eles gostem desse ventinho no rosto, o hábito é bastante perigoso para o animal.
Com intuito de proteger o bicho contra eventuais acidentes o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) insere infrações de médio a grave para os motoristas, além da possibilidade de multas. Os tutores também não estão autorizados a dirigirem com os seus cães sentados à esquerda, no colo ou nas partes externas do veículo.
O alerta é válido principalmente para as pessoas que permitem que o peludo viaje com a cabeça para fora do carro. Segundo o artigo 169 do CTB a multa para esses casos é de R$ 53,20 e três pontos na carteira. Pessoas que enquanto dirigem mantem o animal no colo ou do lado esquerdo podem ser multadas em R$ 85,13.
Como passear de carro com o seu cachorro de forma segura?
Use sempre proteção
Nunca ande de carro com seu pet sem nenhum tipo de cinto ou proteção, principalmente se estiver dirigindo sozinho. Use caixas, cadeiras apropriadas ou cinto de segurança.
Em lojas especiais para pets existem esses equipamentos ideais para o transporte do bicho. Quando tiver alguém no carro, o carona pode leva-lo colo, sem problema algum.
O transporte correto do animal é importante não só para evitar multas, como também previne caso ocorra imprevistos, como freadas bruscas ou colisão.
Riscos ao transportar o animal solto
É sempre importante alertar os riscos de deixar o animal sem nenhum tipo de proteção dentro do carro, como:
· O motorista pode ficar preocupado com o animal que está sozinho atrás e desatentar-se do trânsito;
· Por algum motivo o animal pode atrapalhar o motorista ao dirigir e até mesmo provocar um acidente;
· Os animais costumam gostar de receber ar fresco na janela, porém o costume que agora está sujeito à multa, além de ser perigoso para a integridade física do bicho.
Quais medidas de segurança devem ser usadas?
· Cães de pequeno porte podem usar um cinto peitoral, que é adaptado para ser preso junto ao cinto. Esses objetos são encontrados facilmente em pet shops
· Cachorros grandes podem ser transportados na carroceria do carro, devidamente alojado dentro de uma caixa do seu porte. Jamais prenda o animal com cordas, pois pode provocar enforcamento;
· Os gatos a melhor opção seria a tradicional caixa de transporte, assim eles se sentem mais seguros e protegidos, sem risco de se ferirem.
Fonte: http://www.petrede.com.br