Outro dia levei minha cachorrinha ao veterinário porque ela estava com alguns probleminhas. Como de praxe, a médica veterinária foi medir a temperatura da bichinha para ver se tinha febre e eu quase caí de costas quando ela disse que tinha dado 39Cº. Só aí, então, fui descobrir que, bem diferente de nós humanos, a temperatura dos cachorros fica mais ou menos entre 38Cº e 39Cº.
A febre, que resulta no aumento da temperatura corporal, é uma resposta das células brancas para ajudar no combate de alguma infecção no organismo causada, geralmente, por vírus ou bactérias. Essas infecções, que levam o cão a ter febre, podem ser sintomas desde uma simples gripe, até doenças mais graves como a raiva, por exemplo.
Fora isso, de forma mais rara, a febre pode indicar o surgimentos de algumas outras doenças, como a leucemia a até mesmo o lúpus. Nessas doenças, acontece o aumento das células brancas (mesmo que não haja infecções) e por isso a temperatura corporal aumenta.
De qualquer forma, seja uma simples gripe ou alguma coisa mais série, a febre é um indicativo forte de que algo está fora da ordem no organismo do seu cachorro e ele tem que visitar o veterinário o mais rápido possível.
Medir a febre
Como identificar que meu cachorro está com febre?
Pois bem, um dos problemas de os cachorros não saberem falar é saber o que eles estão sentido quando não estão bem de saúde. Por isso, conhecer os hábitos e comportamentos do seu amigo vão te ajudar a perceber o quanto antes quando algo não está certo. Alguns dos sintomas da febre que os cachorros manifestam são:
– Focinho quente e seco (geralmente eles são úmidos e geladinhos, costumo falar que o focinho da Suny é “gelecoso”).
– Apatia.
– Falta de apetite.
– Em alguns casos, se a febre estiver muito alta, o cachorrinho pode apresentar até tremores (assim como nós humanos).
Identificar febre
Como posso medir a temperatura do meu cachorro?
Para medir a temperatura do cachorro, o termômetro deve ser colocado no ânus. Mesmo que você compre um termômetro só para o seu cachorro e tome todo o cuidado do mundo, eu não aconselho fazer isso em casa. Você pode acabar machucando o peludo sem querer, além de causar um estresse enorme no bichinho que já não está legal.
Eu penso assim: se seu animalzinho está com alguns dos sintomas que citamos, mesmo que não seja febre, alguma coisa anda errada e é melhor levá-lo logo ao veterinário. Mesmo que não seja nada grave, já dizia minha vó: “o seguro morreu de velho”.
Cachorro com febre
Quais medidas devo tomar se desconfiar que meu cachorro está com febre?
Como a febre pode ser resultado de diversos tipos de doença, só o veterinário poderá te dizer qual o medicamento correto. Enquanto você o leva para ver o médico, mantenha o animal sempre hidratado, já que a febre pode causar desidratação. Se ele estiver tendo tremores, enrole-o em uma toalha ou cobertor, deixe-o bem protegido e cheio de carinho até chegarem ao veterinário. Bebê doente precisa ser mimado em dobro.
Tenho como prevenir que meu cachorro tenha febre?
A prevenção é a mesma que você deve ter contra todos os outros males: manter as vacinas, antipulgas e vermífugos sempre em dia, ficar atento ao comportamento do seu melhor amigo e dar muito amor e carinho todos os dias porque eles merecem demais!!
Fonte: http://dicas.petlove.com.br